terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Dando banho no au-au

  Todo mundo concorda que a higiene nos cães é sempre necessária. Então fique atento para passar algum tempo com seu animal, sem cometer erros na hora do banho. Primeiro separe o que você vai usar: toalha, xampu e creme, se for usar, cortador de unha, pente e coleira, para o animal não fugir, caso a banheira ou tanque forem rasos.



Comece penteando o pelo, atrás das orelhas, rabo e ao redor dos olhos. Em seguida, proteja os ouvidos do cão com pedaços de algodão. Assim, você protege o animal de otite.
A água deve estar morna, nem fria e nem quente demais. Banhos de mangueira são permitidos caso o cão possa secar em seguida. Molhe as patas e o dorso, só depois molhe a cara. Em seguida, ensaboe o animal. Durante o banho, o dono pode aproveitar para escovar o dente do cão.
Ainda com cuidado com o focinho e olhos, enxague o animal. Agora o dono já pode tirar as bolas de algodão do ouvido do cão e secá-lo com uma toalha. Os ouvidos do cão devem ser limpos com álcool. Por último escove, para que os pelos secos possam cair.
Em cães de pelos longos o uso do condicionador é recomendado antes da última enxaguada. Nos cães de pelos curtos o condicionador não é necessário.
Para secar os pelos, o dono pode usar também o secador. Utilize a temperatura fria para não queimar o cão. A aplicação de sprays anti-pulgas é recomendado apenas um dia após o banho.
 É recomendado ainda o uso de shampoos neutros para não causarem alergia na pele do cachorro.

O corte de unhas só deve ser feito se o dono receber instruções do veterinário para isso, caso contrário, poderá atingir sangramento e dor no animal. O cão também deve ir ao médico para que a glândula anal seja esvaziada, evitando assim, o mal cheiro.

4 comentários:

  1. Oi Jú, seja bem vindaaa!!!!
    Adoreeei seu blog, conheci vc pelo blog da Karine, veja conhecer o meu tb!;-) Já estou te seguindo e espero conhcer seu cãozinho logo, logo viu...
    Bjinhaaaus
    Wayne

    ResponderExcluir
  2. a Lilika ama banho!!!já a Malú odeia....já estou te seguindo..!!!venha nos conhecer e seguir tbm!!!lambjs e miaus!!

    ResponderExcluir
  3. Viu Ju, não falei que iria encontrar alguns seguidores pra ti? A Wayne e a Mari já te seguem! =)

    Adorei as dicas de banho!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Wayne e Mari, vou conhecer (:

    ResponderExcluir